Num contexto profissional cada vez mais marcado pela flexibilidade e pelo trabalho à distância, o curso Teletrabalho visa dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas essenciais para uma adaptação eficaz ao regime de teletrabalho. Esta formação destina-se a colaboradores em regime remoto, técnicos e chefias responsáveis pela coordenação de equipas virtuais, freelancers e estudantes que se preparem para integrar um mercado de trabalho híbrido. Ao longo da formação, serão abordadas estratégias de organização, comunicação, gestão de tempo, bem como aspetos legais e tecnológicos associados ao teletrabalho.
Objetivos
- Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as;
- Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais;
- Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto;
- Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo;
- Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho;
- Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.
Conteúdos
- Teletrabalho
- Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção;
- Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação;
- Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores;
- Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade.
- Competências do/a teletrabalhador/a;
- Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho;
- Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital.
- Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho;
- Gestão da confiança;
- Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva;
- Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes);
- Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas;
- Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais;
- Gestão da distância;
- Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho;
- Reorganização dos locais e horários de trabalho;
- Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo);
- Motivação e feedback;
- Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada);
- Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto;
- Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal;
- Controlo e proteção de dados pessoais;
- Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação;
- Assistência técnica remota;
- Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais);
- Formação e desenvolvimento de novas competências;
- Transformação digital – novas formas de trabalho.
- Gestão da confiança;
- Desempenho profissional em regime de teletrabalho;
- Organização do trabalho;
- Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído;
- Espaço de e para o teletrabalho;
- Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho;
- Pausas programadas;
- Riscos profissionais e psicossociais;
- Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social;
- Avaliação e controlo de riscos;
- Acidentes de trabalho;
- Gestão do isolamento.