A forma como comunicamos e acolhemos tem impacto direto na imagem e eficiência de qualquer organização. A formação em Comunicação e Acolhimento Institucional foi pensada para dotar os formandos de competências essenciais na comunicação profissional, no atendimento ao público e no acolhimento institucional, promovendo relações mais eficazes, empáticas e alinhadas com os valores da entidade que representam.
Invista no seu crescimento profissional e contribua para uma imagem institucional mais forte, profissional e acolhedora.
Objetivos:
- Reconhecer técnicas de acolhimento e atendimento institucional;
- Aplicar técnicas de acolhimento e atendimento institucional;
- Identificar os diferentes tipos de comunicação oral e escrita;
- Proceder ao tratamento da correspondência institucional recebida e expedida;
- Explicar a importância do arquivo numa organização;
- Arquivar processos segundo os diferentes métodos existentes,
- Reconhecer a potencialidade da informática como instrumento de gestão;
- Reconhecer a importância das novas tecnologias no ambiente organizacional;
- Interpretar a informação gerada pela utilização de sistemas informáticos.
Conteúdos:
- Acolhimento e atendimento institucional;
- Técnicas;
- Comunicação no dia-a-dia;
- Primeiros contactos com a organização,
- Tipos de comunicação oral e escrita.
- Suportes da comunicação;
- Comunicação oral e o contacto pessoal direto;
- Telefone, palestras, reuniões, seminários;
- Comunicação escrita: convocatórias, atas, requerimentos, notas internas, relatórios, e-mails;
- Comunicação audiovisual.
- Tratamento da correspondência;
- Circuito da correspondência, registo e documentação inerente ao processo;
- Arquivo;
- Importância;
- Métodos.
- Sistemas informáticos de comunicação institucional.