Num mundo cada vez mais colaborativo e interligado, compreender as dinâmicas de grupo e desenvolver competências relacionais é essencial, tanto em contextos profissionais como pessoais. Esta formação oferece uma abordagem prática e reflexiva sobre os processos de socialização, o papel do indivíduo no grupo, os diferentes tipos de relações interpessoais e a influência dos contextos sociais na construção dessas relações.
Prepare-se para melhorar a sua comunicação, promover a empatia, gerir conflitos e participar de forma mais eficaz e consciente nos grupos a que pertence.
Objetivos:
- Enuncia os conceitos de auto-conceito e auto-estima através da valorização pessoal e profissional;
- Reconhece a importância do grupo na dinâmica das relações interpessoais;
- Reconhece a dinâmica de grupos adequada à situação de ensino-aprendizagem em contexto real de trabalho;
- Descreve as diferentes formas de gerir e superar conflitos (intra e interpessoais);
- Descreve o processo de liderança e identifica as características que diferenciam os empreendedores;
- Identifica as estruturas familiares como processos sociais dinâmicos no tempo e no espaço;
- Reconhece a realidade dos contextos de socialização em constante mutação;
- Reconhece a importância do grupo de pares para a inserção na comunidade e para o desenvolvimento psicossocial;
- Analisa os contextos de socialização com recurso a instrumentos e a procedimentos adequados.
Conteúdos:
- Percepção do “eu”;
- Formação do auto-conceito;
- O “eu” visto pelos “outros”;
- Importância da valorização pelos sujeitos significativos;
- Interpretação pelo “eu”;
- Interaccionismo simbólico.
- Sentimento de valor;
- Auto-estima.
- Estratégias de manutenção de uma identidade pessoal positiva;
- Formação do auto-conceito;
- Percepção dos “outros”;
- Cognição social e atitudes;
- Conceito;
- Componentes das atitudes;
- Formação de atitudes;
- Desenvolvimento de atitudes;
- Mudança de atitudes.
- Percepção social e categorização;
- Formação de impressões;
- Estereótipos;
- Preconceitos.
- Cognição social e atitudes;
- Percepção e dinâmica do “nós”;
- Conceito e características dos grupos;
- Interacção da heterogeneidade;
- “eu” ao “nós”;
- Relacionamento e a tarefa do grupo;
- Teoria de Desenvolvimento do Grupo;
- Tuckman;
- Dinâmica de grupo;
- Kurt Lewin.
- Interacção da heterogeneidade;
- Estrutura e funcionamento do grupo;
- Estatuto, papel e apreço;
- Conceitos.
- Papéis e estatutos adquiridos ou atribuídos;
- Estrutura sociométrica;
- Coesão do grupo.
- Estatuto, papel e apreço;
- Normalização e conflitos;
- Conflito;
- Escalada do conflito;
- Assertividade;
- Inconformismo;
- Passividade;
- Agressividade;
- Manipulação;
- Afirmação pessoal;
- Estratégias individuais na gestão do conflito;
- Poder;
- Autoridade;
- Influência social;
- Obediência;
- Conformismo.
- Conceito e características dos grupos;
- Liderança, negociação social e empreendorismo;
- Conceito de liderança;
- Funções, padrões e contextos de liderança;
- Empreendedor e a negociação social;
- Elementos da negociação;
- Negociação integrativa e negociação distributiva;
- Perfil do empreendedor.
- Conceito de liderança;
- Processo e contextos de socialização;
- Processo de socialização;
- Conceito de socialização;
- Contextos de socialização;
- Família;
- Relações dos adolescentes com os pais e outros familiares;
- Tipos de estruturas familiares;
- Família nuclear;
- Família extensa;
- Família monogâmica;
- Família de procriação.
- Novas organizações da estrutura familiar;
- Famílias monoparentais;
- Família e formação da identidade do adolescente;
- Conflitos pais-filhos;
- Grupo de pares;
- Relacionamento com o grupo de pares;
- Processos sócio-psicológicos;
- Comparação social e conformismo;
- Amizade;
- Escola;
- Adolescentes e escola;
- Relação escola família;
- Cultura;
- Moda;
- Mass media;
- Etnia.
- Família;
- Processo de socialização;