UFCD 7855 – Plano de negócio – criação de pequenos e médios negócios

criação de pequenos e médios negócios

Sobre o curso

Tem uma ideia de negócio e quer transformá-la em realidade? Esta formação é ideal para quem pretende criar, desenvolver ou melhorar um pequeno ou médio negócio. Ao longo desta formação, os formandos irão adquirir competências práticas para estruturar um plano de negócio sólido e adaptado ao mercado atual, abordando desde a análise de viabilidade até à definição de estratégias comerciais e financeiras.

Prepare-se para empreender com sucesso e construir um futuro profissional sustentável.

 

Objetivos

  • Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho;
  • Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio;
  • Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver;
  • Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira;
  • Reconhecer a estratégia geral e comercial de uma empresa;
  • Reconhecer a estratégia de I&D de uma empresa;
  • Reconhecer os tipos de financiamento e os produtos financeiros;
  • Elaborar um plano de marketing, de acordo com a estratégia definida;
  • Elaborar um plano de negócio.
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Conteúdos

  • Planeamento e organização do trabalho;
    • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo;
    • Atitude, trabalho e orientação para os resultados.
  • Conceito de plano de ação e de negócio;
    • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios;
    • Análise de experiências de negócio;
      • Negócios de sucesso;
      • Insucesso nos negócios.
    • Análise SWOT do negócio;
        • Pontos fortes e fracos;
        • Oportunidades e ameaças ou riscos.
    • Segmentação do mercado;
        • Abordagem e estudo do mercado;
        • Mercado concorrencial;
        • Estratégias de penetração no mercado;
        • Perspetivas futuras de mercado.
    • Plano de ação;
      • Elaboração do plano individual de ação;
        • Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio;
        • Processo de angariação de clientes e negociação contratual.
    • Estratégia empresarial;
      • Análise, formulação e posicionamento estratégico;
      • Formulação estratégica;
      • Planeamento, implementação e controlo de estratégias;
      • Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures;
      • Estratégias de internacionalização;
      • Qualidade e inovação na empresa.
    • Estratégia comercial e planeamento de marketing;
      • Planeamento estratégico de marketing;
      • Planeamento operacional de marketing (marketing mix);
      • Meios tradicionais e meios de base tecnológica (e-marketing);
      • Marketing internacional | Plataformas multiculturais de negócio (da organização ao consumidor);
      • Contacto com os clientes | Hábitos de consumo;
      • Elaboração do plano de marketing.
        • Projeto de promoção e publicidade;
        • Execução de materiais de promoção e divulgação.
    • Estratégia de I&D;
      • Incubação de empresas;
        • Estrutura de incubação;
        • Tipologias de serviço.
      • Negócios de base tecnológica | Start-up;
      • Patentes internacionais;
      • Transferência de tecnologia.
    • Financiamento;
      • Tipos de abordagem ao financiador;
      • Tipos de financiamento (capital próprio, capital de risco, crédito, incentivos nacionais e internacionais);
      • Produtos financeiros mais específicos (leasing, renting, factoring, …).
    • Plano de negócio;
      • Principais características de um plano de negócio;
        • Objetivos;
        • Mercado, interno e externo, e política comercial;
        • Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa;
        • Etapas e atividades;
        • Recursos humanos;
        • Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios).
      • Desenvolvimento do conceito de negócio;
      • Proposta de valor;
      • Processo de tomada de decisão;
      • Reformulação do produto/serviço;
      • Orientação estratégica (plano de médio e longo prazo);
        • Desenvolvimento estratégico de comercialização;
      • Estratégia de controlo de negócio;
      • Planeamento financeiro;
        • Elaboração do plano de aquisições e orçamento;
        • Definição da necessidade de empréstimo financeiro;
        • Estimativa dos juros e amortizações;
        • Avaliação do potencial de rendimento do negócio.
      • Acompanhamento da consecução do plano de negócio.
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50horas

Modalidade: Online

Horário: A definir

Benefícios e Apoios:

Formação 100% financiada;

Subsídio de refeição: 6€/dia.

Condições de acesso:

Adultos com idade igual ou superior a 18 anos

Escolaridade mínima 4.º ano

Destinatários:

Empreendedores ou pessoas com ideias de negócio, Desempregados com projetos próprios, Jovens em fase de transição para o mercado de trabalho ou Público em geral interessado no tema.

Certificação: 

A conclusão da UFCD com aproveitamento e pelo menos 90% de assiduidade confere um certificado emitido através da plataforma SIGO.

Inscrição

Pagamento por Transferência Bancária
PT50 0045 3060 4039 6830 7947 6
Fundação Joaquim dos Santos
Enviar o comprovativo de pagamento para margarida.c.formacao@fjs.pt